sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cervejas importadas invadem o mercado. Nacionais se aprimoram e conquistam fãs

Foi-se o tempo em que para se fazer uma cerveja de excelente qualidade bastava o malte, a cevada, o fermento, a água e, claro, a mão do mestre cervejeiro. Hoje em dia, a tradição abriu espaço para a criatividade e o mercado oferece tudo o que se pode imaginar: da bebida frutada até às rauchbiers, com aroma de defumado. E nesta linha, as importadas são o carro-chefe.
Holandesas, irlandesas, belgas, alemãs, entre outras de nacionalidades diversas, desfilam nas prateleiras de lojas especializadas e fazem sucesso entre os amantes de cervejas gourmets. Algumas, timidamente, começam a surgir até mesmo nas gôndolas de supermercados. Porém tais bebidas, garantem especialistas no assunto, não devem ser apenas consumidas, merecem ser degustadas.
Entre os aromas e composição mais inusitados, há de tudo o que o consumidor imaginar: frutas vermelhas, banana, café, chocolate, bacon e uma infinidade de sabores que aguçam o paladar de qualquer mortal. “As cervejas especiais não devem ser consumidas da mesma forma que as cervejas industrializadas. Muitas das cervejas que comercializamos possuem teor alcoólico de vinho, por exemplo. São cervejas ideais para harmonizar com pratos e serem servidas em momentos especiais”, explicou um dos proprietários da rede Mr. Beer, especializada em cervejas de todo o mundo, Rodolfo Vieira Alves Júnior.
Se a gama de sabores é extensa, o mesmo vale para os preços. As cervejas são comercializadas por preços que variam entre R$ 9,00 a R$ 220,00.
HARMONIZAÇÃO – E uma boa harmonização com pratos não se faz apenas com vinhos. As cervejas vem ganhando fãs neste ponto também. O dono da Mr.beer dá uma dica: cerveja Colorado Indica com queijo gorgonzola.” O amargor extremamente pronunciado da cerveja é ideal para fazer frente a gordura e ao sabor do gorgonzola, é o que chamamos de harmonização por semelhança”.
Um outro exemplo: degustar uma cerveja lambic com cerejas e um bolo de chocolate. “É a combinação perfeita. Nesse caso é o que chamamos de harmonização por contraste”. Um outro exemplo de harmonização por semelhança é degustar uma cerveja com maltes defumados, como por exemplo a Bamberg Rauchbier, com um belo charuto cubano.

YES, NÓS TEMOS CERVEJA – O Brasil vem descobrindo há algum tempo vocação para elaboração de vinhos e espumantes, alguns dos quais premiadíssimos lá fora e em provas às cegas. O mesmo acontece com nossas cervejas, cujos rótulos ganham cada vez mais adeptos.
Dentre elas, Alves destaca as cervejarias Colorado (Ribeirão Preto); Bamberg (Sorocaba); Opa Bier (Santa Catarina); DAMA (Piracicaba) e Mistura Clássica (Volta Redonda-RJ). E nossa indústria cervejeira é reconhecida mundialmente. Alves cita como exemplo a cerveja Bamberg Rauchbier foi eleita a melhor rauchbier do mundo no European Beer Star, em 2009. A mesma cervejaria Bamberg recebeu três prêmios no prestigiado Australian Internacional Beer Awards 2010. A cerveja Colorado Indica recebeu pontuação máxima no livro “Beer Book”. Motivo de orgulho, sim.
E o público feminino, antes tão avesso ao amargo da cerveja, está se rendendo aos prazeres da bebida. Os aromas frutad.os e as wiess (trigo) estão conquistando esta fatia do mercado
Bem, ficou com água na boca? A Mr. Beer possui um quiosque no Miramar Shopping. O endereço é avenida Marechal Floriano Peixoto, no Gonzaga, em Santos.

Um comentário: